Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Apóstolo
Basílica de Latrão
Cátedra
Catedral
Consagração
Dogma
Gregoriano
Igreja
Papa
Santo

  CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO

O calendário litúrgico da Igreja assinala a comemoração oficial da consagração de quatro basílicas, as maiores construídas em Roma e que já estavam erguidas no século IV. São elas a Basílica de Latrão, sede catedral do papa, comemorada em 9 de novembro; a de Santa Maria Maior, em 5 de agosto; e as dos apóstolos mártires Pedro e Paulo, neste 18 de novembro.

A Basílica de São Pedro foi construída por Constantino no século IV, exatamente sobre o túmulo do apóstolo. Consagrada pelo papa Silvestre, teve que ser demolida no século XVI pois ameaçava desabar.

Sua reconstrução, executada pelos papas Júlio II e Leão X, contou com os grandes artistas do Renascimento, entre eles Miguelângelo e Bramante. Tornou-se, então, uma verdadeira obra de arte que, até hoje, é o cartão postal oficial de Roma.

Afinal, trata-se da mais magnífica e mais rica igreja do catolicismo. A nova construção foi consagrada em 18 de novembro de 1626, pelo papa Urbano VIII.

A outra fica no extremo oposto da cidade. Chamada de Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi reconstruída várias vezes. Um incêndio, em 1823, quase a consumiu inteiramente. Reedificada pelos papas Gregório XVI e Pio IX, foi consagrada por este último em 10 de dezembro de 1854, ano da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.