Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Companhia de Jesus
Comunhão
Dom

Leia do escritor
Luís Gonzaga:
  
Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
  SÃO LUIZ GONZAGA

domperidone sirop

domperidone posologie click here
Luiz nasceu em 1568, na Itália. Era filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e sobrinho do duque de Mântua. Seu pai sonhava vê-lo ingressar no exército ao qual pertencia e, desde menino, Luiz era visto vestido como soldado, marchando atrás do batalhão ao qual seu pai servia.

Mas, ele próprio não desejava essa carreira. Ainda menino fizera voto de castidade. Quando tinha dez anos foi enviado a Florença na qualidade de pajem de honra do grão-duque de Toscana. Posteriormente, foi a Espanha, para ser pajem do Infante Dom Diego, período em que aproveitou para estudar filosofia na universidade de Alcalá de Henares.

Com doze anos, recebeu a primeira comunhão diretamente das mãos de São Carlos Borromeu, mas ainda demorou dois anos para conseguir autorização do pai para ingressar na Companhia de Jesus, seu objetivo principal.

Mesmo assim, antes de concordar, o pai o enviou às cortes de Ferrara, Parma e Turim, tentando fazer com que o filho se deixasse seduzir pelas honras da nobreza.

Mas, com quatorze anos, Luiz venceu as resistências do pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas, sob a direção de São Roberto Belarmino.

Ali escolheu para si as incumbências mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma, em 1590, esquecendo totalmente suas origens.

Certa vez, carregou nos ombros um moribundo que encontrou no caminho, levando-o ao sanatório. Isso fez com que contraísse a peste que assolava a cidade.

São Luiz Gonzaga morreu com apenas vinte e três anos, em 21 de junho de 1591, sendo aclamado imediatamente patrono da Juventude.

Pouco tempo antes preconizara a data de sua morte, previsão na qual ninguém acreditou por causa de sua pouca idade.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.