Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Apóstolo
Batismo
Igreja
Padre
Papa
Sacerdote
Vaticano II

  SÃO VICENTE PALLOTTI

São Vicente Pallotti nasceu em Roma, em 1795. Já em menino era tão dedicado aos pobres que lhes doava suas próprias roupas. Ordenou-se sacerdote em 1818, ocupou cargos importantes na Igreja e doutorou-se em Filosofia e Teologia.

Foi a sua atuação em obras sociais e religiosas que lhe trouxe a santidade. Teve uma vida profundamente mística, mas jamais se afastou das atividades apostólicas.

É fruto do seu trabalho, por exemplo, a importância que o Concílio Vaticano II estabeleceu para o apostolado dos leigos, dando espaço para o trabalho deles junto às comunidades cristãs.

Defendia que o leigo, por causa de seu batismo, tanto como os sacerdotes, tem o direito e a obrigação de trabalhar pela pregação da fé católica. Assim, fundou uma associação que envolvia padres, religiosos e leigos, preparando todos para a evangelização: a Congregação dos Padres Palotinos e das Irmãs Palotinas.

São Vicente Pallotti morreu em Roma, em 1850, aos 55 anos de idade e foi canonizado por João XXIII, em 1963. Por suas idéias, foi declarado pelo Papa Pio XI "Precursor da Ação Católica".

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  
webmaster@santamissa.com.br - direitos - responsabilidades
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.