Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Cardeal
Cristo
Deus
Jesus
Papa
Sacerdote

  SÃO RAIMUNDO NONATO

São Raimundo era integrante da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, que tinha como principal finalidade libertar cristãos que caíam nas mãos dos mouros e eram feitos escravos.

A essa missão dedicou-se de coração e alma. Tanto que, quando faltaram recursos para resgatar os escravos, ele se ofereceu como refém, em troca da liberdade de tantos outros.

Raimundo nasceu na Espanha, no ano de 1204. Seus pais eram nobres, porém não tinham fortuna. O nome Nonato lhe foi dado porque foi tirado do ventre de sua mãe já morta.

Dotado de grande inteligência, fez com certa tranqüilidade seus estudos primários. O pai, percebendo os dotes religiosos do filho, tratou de mandá-lo administrar uma pequena fazenda de propriedade da família. Com isso queria demovê-lo da idéia de ingressar na vida religiosa.

Porém as coisas aconteceram exatamente ao contrário. Raimundo, no silêncio e solidão que vivia, fortificou ainda mais sua vontade de dedicar-se unicamente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por são Pedro Nolasco.

Apesar da dificuldade, conseguiu o consentimento do pai e finalmente ingressou na Ordem, recebendo o hábito das mãos do próprio fundador.

Ordenou-se sacerdote e seus dotes de missionário vieram à tona. Por isso foi mandado em missão na Algéria, para resgatar cristãos das mãos dos muçulmanos. Conseguiu libertar cento e cinqüenta escravos e devolvê-los às suas famílias.

Quando se ofereceu como refém, sofreu no cativeiro verdadeiras torturas e humilhações. Mas, mesmo assim, não abandonou seu trabalho. Levava o conforto e a palavra de Deus aos que sofriam mais que ele e já estavam prestes a renunciar à fé em Jesus.

Muitas foram as pessoas salvas por ele, o que despertou a ira dos magistrados sarracenos. Estes mandaram que lhe perfurassem a boca e colocassem cadeados, para que São Raimundo nunca mais pudesse falar e pregar a doutrina de Cristo.

Raimundo sofreu durante oito longos meses essa tortura, mas finalmente foi libertado com a saúde totalmente abalada.

Quando chegou à Espanha foi nomeado cardeal. Chamado pelo papa em Roma, não conseguiu chegar, pois acabou morrendo durante a viagem, com a saúde debilitada pelos sofrimentos do cativeiro.

Sua morte aconteceu em 31 de agosto de 1240. Tinha apenas trinta e seis anos de idade.


(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  
webmaster@santamissa.com.br - direitos - responsabilidades
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.