Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Apóstolo
Cátedra
Catedral
Cristo
Dedicação
Igreja
Igreja Peregrina
Jesus
Pagão
Sacerdote
Sacramento

  SÃO FIRMINO

São Firmino nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, no século III.

Mas, foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se de tal forma que, além de ser considerado uma das figuras mais importantes da igreja de Cristo daquele século, ainda despertou a ira de seus opositores pagãos, como o governador romano Valério. Este, temendo uma revolta do povo que tinha verdadeira veneração por Firmino, mandou que fosse preso e decapitado sem julgá-lo oficialmente.

Filho de uma família rica e bem firmada nos princípios do cristianismo, Firmino tanto sucesso fez no conhecimento das verdades da fé que foi eleito pelo povo seu novo guia.

Isso se deu quando o sacerdote Honesto, já muito velho e cansado, não podia mais orientar os fiéis. São Firmino recebeu então o sacramento da ordem e a sagração episcopal, em Tolosa, dando início ao seu trabalho de evangelização, que pretendia acabar com as trevas do paganismo.

Por ser um exemplo de fé e virtude, Firmino conseguiu enorme sucesso em suas peregrinações pelas cidades francesas como Age e Auvergne, Angers, Beuvais e, finalmente, Amiens, onde conseguiu a conversão de milhares e milhares de pagãos que aceitaram a doutrina do Senhor.

Os casos mais incríveis foram de Arcádio e Rômulo, implacáveis perseguidores de Firmino que, diante da sua santidade e fé, de suas palavras e milagres, acabaram se curvando à majestade de Jesus Cristo.

A ele foram concedidas as honras de apóstolo das Gálias por seu trabalho como evangelizador. Era uma época em que a perseguição contra os cristãos era de uma fúria implacável e impiedosa. Seu zelo e dedicação pela causa da Igreja na França o fizeram merecedor do título.

São Firmino morreu no ano de 285 e seu corpo descansa na catedral de Amiens.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  
webmaster@santamissa.com.br - direitos - responsabilidades
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.