Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Abade
Arcebispo
Igreja
Monge
Papa
Sacerdote
Santo

Leia do escritor Anselmo de Canterbury:
  
Que eu Te conheça e Te ame, para encontrar em Ti minha alegria
  
Virgem, pela tua bênção é abençoada a criação inteira!
  
O desejo de contemplar a Deus
  SANTO ANSELMO

Anselmo fugiu de casa para poder tornar-se religioso. Fugir de casa, para ele, não era só abandonar a proteção paterna, era dar as costas a toda a fortuna que sua família possuía.

Anselmo nasceu em Aosta, no norte da Itália, em 1033, e seu pai freqüentava as rodas da nobreza reinante. Por isso, projetou para o filho uma carreira que manteria e até aumentaria a fortuna do clã, razão pela qual se opunha rigidamente à vontade do filho de se tornar sacerdote.

Como Anselmo perdera a mãe muito cedo, e tinha um coração doce e manso, como registram os escritos, fez a vontade do pai até os vinte anos. Mas, dentro de si, a tristeza crescia. Anselmo queria dedicar-se de corpo e alma à sua fé, contrária à vida mundana de festas em meio ao luxo e à riqueza.

Estudava com os beneditinos e sua vocação o chamava a todo instante. Assim, um dia não agüentou mais e fugiu de casa. Vagou pela Borgonha e pela França, até chegar à Normandia, onde então se entregou aos estudos religiosos, sob a orientação do Monge Lanfranco.

Em pouco tempo ordenou-se e formou-se em Teologia. Tão rapidamente quanto sua alma desejava, viu-se eleito abade do mosteiro e professor. Passou então a pregar pelas redondezas e, como o cargo o permitia, a liderar a implantação de uma grande reforma monástica.

Como seu trabalho lhe trouxesse nome, passou a influenciar intelectualmente seu tempo, tanto espiritual quanto materialmente, através do que escrevia. Foram tantos os escritos deixados por ele que é considerado o fundador da ciência teológica no ocidente.

Chegou a arcebispo-primaz da Inglaterra. Conta-se que enfrentou duras perseguições do Rei Guilherme, o Vermelho, e de Henrique I. Mas, tinha a fala tão mansa e argumentos tão pacíficos que com eles desarmava seus inimigos e virava o jogo a seu favor.

Santo Anselmo morreu em Canterbury, com setenta e seis anos, e foi declarado doutor da Igreja pelo Papa Clemente XI, em 1720.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.