Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Bíblia
Deus
Padre
Sacerdote
Santo

  SÃO FILIPE NÉRI

"Contanto que os meninos não pratiquem o mal, eu ficaria contente até se eles me quebrassem paus na cabeça".

Há maior boa vontade em colocar no caminho correto as crianças abandonadas do que nessa disposição? Pois a frase é de Filipe Néri, que assim respondia quando reclamavam do barulho que seus pequenos abandonados faziam, enquanto aprendiam com ele ensinamentos religiosos e sociais.

Nascido em Florença, Itália, em 1515, Filipe Néri foi um homem que viveu para praticar a caridade, principalmente com os pequenos órfãos de filiação ou de moral.

Tão grande era sua consciência dos problemas da comunidade que foi também o fundador da congregação de padres do Oratório, reuniões de religiosos e leigos que funcionavam como agora atuam as comunidades eclesiais de base. Ali o povo rezava, estudava a Bíblia e dividia suas lutas e dificuldades, tudo sob a luz da palavra de Deus.

Antes de ser padre, Filipe tentou várias profissões, inclusive a de comerciante. Ordenou-se aos trinta e seis anos e, a partir dali, preocupou-se somente com a integração das minorias e a educação dos meninos de rua. Tudo que fez foi nessa direção, inclusive utilizar sua vasta e sólida cultura para promover estudos da história eclesiástica, para a qual encaminhou vários padres que buscaram sua orientação.

Mas somente quando completou setenta e cinco anos passou a dedicar suas horas de trabalho no confessionário e na direção espiritual. Viveu ainda até os oitenta anos de idade, falecendo em 1595.

É chamado até hoje de santo da alegria e da caridade.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  
webmaster@santamissa.com.br - direitos - responsabilidades
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.