Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Culto
Igreja
Padre
Sacerdote
Santo

  SÃO MÁRIO, SANTA MARTA E SANTOS AUDIFAX E ÁBACO

Não há comprovação histórica, mas dizem as mais antigas tradições que Mário e Marta eram casados e Audifax e Ábaco, seus filhos. Mas é certo que viveram no século III e que foram martirizados durante o reinado de Cláudio II, entre 268 e 270.

Os quatro peregrinaram nessa época da Pérsia até Roma para venerar os túmulos dos santos e mártires. Mas, ali chegando, encontraram os corpos de 260 mártires ainda sem túmulo, abandonados ao tempo. Com a ajuda de um padre, a família os enterrou dignamente na Salária.

Foram todos pegos em flagrante cometendo o delito e mortos como aqueles a quem enterraram, pois além disso se recusaram a prestar culto ao imperador, negando sua religião.

Os homens foram executados na Via Cornélia, e Marta num poço ali perto. Mais tarde, uma cristã deu-lhes túmulo em seu terreno na própria Via Cornélia e, nesse sítio, se construiu posteriormente uma igreja, da qual ainda restam as ruínas.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  



© 2002 Kreanto Informática - editor@santamissa.com.br - Uso e Privacidade - Sobre...
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.