Busca
Data  / 
Nome
GLOSSÁRIO
Deus
Frade
Gregoriano
Igreja
Missa
Papa
Sacerdote

Leia o que escreveu sobre São Fidélis o escritor e Papa Bento Lambertini:
  
Elogio de São Fidélis
  SÃO FIDÉLIS DE SIGMARINGEN

Seu título de advogado não tem valor figurativo, mas literal. Fidélis foi mesmo advogado e atendia principalmente às causas de quem não tinha o suficiente para pagar os caros defensores da lei. Mas sua morte se deu por causa de sua fé e não por sua atuação social. São Fidelis foi morto pelos calvinistas.

Nasceu na Suábia em 1578, estudou em Friburgo, na Alemanha, onde se formou em Direito. Por vários anos exerceu a profissão, sempre defendendo os desamparados diante do poder.

Mas, sua cultura não se resumia à lei dos homens, pois sabia tudo também sobre a lei de Deus, atuando religiosamente em defesa dos direitos canônicos. Um dia, abandonou tudo e tornou-se sacerdote, depois frade capuchinho na Ordem dos Frades Menores.

Como era intelectual atuante, acabou assumindo missões importantes em favor da Igreja e a mando pessoal do Papa Gregório XV. Acabou encontrando aí o martírio e a morte.

Gregório o enviou à Suíça para combater a heresia calvinista. Os integrantes da seita, entretanto, tramaram seu assassinato, que ocorreu justamente ao final de uma missa em que Fidélis pregou violentamente contra eles.

Tinha apenas quarenta e quatro anos de idade, no ano de 1622.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

  
  
webmaster@santamissa.com.br - direitos - responsabilidades
Todas as partes da celebração comentadas em detalhe. Preces para dar graças e para pedir a luz divina. Exemplos de vida cristã. Pérolas da sabedoria do Rei Salomão. Artigos e comentários atuais. Calcula as festas e datas móveis para qualquer dia e ano. Definição de termos usados no site.
A Missa diária para seu conforto espiritual.